segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Postes Camuflados





Palmeira , Pinus  e Cactus
De custo e manutenção altos  a camuflagem de postes telecom tem sido a solução onde ocorre a necessidade de menor impacto na paisagem em torno do site. A simples pintura do fuste e antenas  em  cores (marrom , verde e mesmo branco(RJ) as vezes atende a necessidade da muinicipalidade. Nos USA e Canadá vimos antenas camufladas em outdoors, fachadas de igrejas , universidades , em praças e passeios públicos.

Fibra de Carbono





Reforço de poste de Concreto em Fibra de Carbono.
A Fibra de Carbono tem sido utilizada em reforços de postes de Concreto urbanos onde o fator "estética" seja muito importante. De alto custo ,  resiste 10 x mais que o aço e se aplica diretamente sobre a superfície a ser tratada usada portanto como fôrma. Cuidados especiais devem ser tomados no entanto quando da aplicação pois o material teme a umidade , o sol e o contato direto com o aço exigindo pessoal e equipamento e material especializado com acompanhamento "full time" de Engenheiro responsável sob pena de a corrosão aflorar em curto prazo como visto na foto mais baixa  indicando o necessário retrabalho imediato para não se perder o reforço.

Poste em PRFV

Poste em Poliester Reforçado em Fibra de Vidro 

-Aplicação urbana , seria para postes 4G com baixa altura (no entorno entre 10 a 20m) e capacidade de carga (área de vento),   tem como vantagens o baixo peso , facilidade de transporte, montagem e proteção contra a corrosão. De aplicação relativamente recente, a prática e  experiência vai mostrar o comportamento a fadiga , impacto e incêndio.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Torre de Madeira

Torre de Madeira 

Construida em 1935 na Polônia tem 111m de altura e ainda está em uso. Feita de um tipo especial de pinus fica como curiosidade pois não conhecemos outras do tipo no mundo.
Imaginamos problemas especiais de manutenção como tratamento anti cupim e cuidados diferenciais contra fogo.

Detalhe

Especiais

Torre Especial de Concreto.


Torres especiais como a da foto além de servirem basicamente para grandes enlaces de MW também tem sentido de Marketing pois são um monumento onde estão instaladas. Possuem escadas e elevadores internos que dão acesso as antenas e locais envidraçados com visão privilegiada da cidade ( neste caso Porto Alegre , RS )para visitas e eventos diferenciados.Tem grande capacidade de carga testada em tunel de vento das melhores universidades credenciadas.

Postes de Concreto

Postes de Concreto

Postes de concreto armado assim como os de aço tem recomendação para aplicação urbana onde exista condição de montagem com guindaste. Altura funcional entre 30 a no máximo 60m dependendo da região e local de utilização. Tem carga vertical cerca de 4 x maior que os de aço com isto balançando menos que aqueles e portanto com desenpenho melhor para antenas de MW. Hoje em desuso devido a problemas de projeto, fabricação , transporte e montagem que vem  trazendo altos custos de manutenção das estruturas existentes.

Torre de Concreto

Torre de Concreto
Estas torres foram muito empregadas antes do "boom" telecom no Brasil a partir de 1998.Feitas de concreto em formas deslizantes ficavam prontas entre 30 a 40 dias atendiam bem a tecnologia celular da época e tinham uma grande capacidade de carga. O acesso era por escadaria protegida interna.

Cavalete

Cavalete Rooftop

Poste Treliçado

Poste de aço treliçado.

Torre Estaiada

Torre estaiada.
Como terceiro tipo de torre de aço temos a treliçada de seção constante estabilizada com cabos de aço. É a de melhor custo benefício em peso, atinge grandes alturas( de 60 a 500 m ) ideaís para linhas de transmissão   "backbones"  utilizando antenas de MW porém necessita de grandes espaços para sua implantação devido ao necessário posicionamento dos estais o que não é possível no meio urbano por isto mais usada em área  rural .Por segurança recomenda-se que os estáis sejam retencionados ao menos 01 vez ao ano daí ter o custo operacional maior.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Poste de Aço

Poste de Aço.
Aqui temos uma estrutura vertical em formato tubular feita em chapa de aço ,  comumente utilizada apenas em meio urbano onde existe espaço para montagem com guindaste. Recomenda-se dependendo da região e do local  altura máxima de 60m  pois a partir dos 40m tende a balançar muito no tôpo quando da ocorrência mesmo de ventos normais.
Com a tecnologia 4G  e a flexibilização das leis municipais a  tendência é da utilização de postes de aço menores de até 30m chamados de "sencilo".